Qual o melhor Regime Tributário?

Publicado em 22/07/2020

Escolher o melhor regime tributário para a sua empresa é muito importante, porque cada empresa se encaixa melhor em uma forma de tributação, além de haver viabilidade econômica para o empreendimento. Por isso, vale a pena analisar com calma as três formas de tributação existentes no Brasil:

 Lucro real: O imposto de renda e a contribuição social são apurados sobre o valor de lucro líquido ao final da demonstração contábil. Este regime é considerado o mais complexo e pode ser adotado por todas as empresas.

É valido ressaltar que se a empresa já fatura acima de R$ 78 milhões, ela é automaticamente obrigada à adotar este regime de tributação.

 Lucro presumido: O IRPJ e a CSLL são calculados com base na Receita Bruta. Essa margem de lucro é pré-fixada por lei, a partir de percentuais determinados para cada ramo de atividade.

Os impostos são calculados a partir do percentual de lucro definido em lei, por isso o regime tributário é denominado “lucro presumido” pois a lei determina qual será o lucro líquido daquela atividade.

 Simples nacional: Tem o objetivo de deixar mais simples o pagamento de tributos por parte das empresas. Principalmente para as Microempresas (ME), as Empresas de pequeno porte (EPP) e o Microempresário individual (MEI). Todos os tributos se encontram em uma única guia (DAS). A tributação é determinada de acordo com a atividade exercida. É considerado o menos burocrático e mais econômico, porém, nem todas as empresas podem optar por esse regime.

 


Dicas e Novidades

Fique por dentro de todas as novidades

Autuações da Receita Federal [...]

Com mais de R$ 73 bilhões de créditos tributários no período, o número representa um crescimento de 12,6% em relação ao [...]

Saiba mais
Kanban: como post-its podem [...]

Trata-se simplesmente de um sistema genial que utiliza cartões (ou post-its coloridos) para indicar o andamento dos fluxos [...]

Saiba mais
Comissão aprova MP e mantém [...]

Por acordo firmado entre as lideranças, os 15 destaques apresentados ao texto serão analisados na próxima terça-feira [...]

Saiba mais

Saiba mais

Fale conosco