06

ABR

Pare de deixar tudo pra depois!
Pare de deixar tudo pra depois!

Tão simples, mas tão simples, mas tão simples, que deixamos pra depois, de tão simples que é. E de tanto deixar coisas muito simples pra depois, chega uma hora que não damos mais conta de fazer todas as pequenas coisas que se acumularam, nem as grandes coisas que temos pra fazer, nem nada do que temos que fazer. Aí deixamos tudo pra depois… e o ciclo nunca se encerra.


Uma das personalidades mais recorrentes nos testes de análise comportamental que aplico para desenvolvimento de pessoas fala sobre as pessoas que postergam seus compromissos. Dos mais simples aos mais complexos. Ir ao banco, marcar um médico, terminar um curso on-line, começar a dieta, ler um livro, trocar uma lâmpada…um monte de coisinhas básicas que se juntam a tarefas mais complexas, como reuniões profissionais importantes, compromissos familiares, educação dos filhos, e outras tantas que, quando se juntam às primeiras, tornam a vida um verdadeiro caos. E isso tudo por quê? Simplesmente porque o que tinha que ser feito, na hora que tinha que ser feito, não foi feito. Não existe resposta mais óbvia que essa. E ela é tão óbvia, mas tão óbvia, mas tão óbvia, que você está lendo e se identificando com tudo que está escrito…sabe que tem que fazer, sabe que vai se enrolar, sabe que vai se dar mal, mas deixa acontecer. E depois você vê o que fazer.


Agora você deve estar rindo por dentro e pensando “realmente, eu faço isso mesmo”. Não se incomode, te garanto que tem muita gente no mesmo time que você, mais do que você imagina. Esse tipo de atitude gera um transtorno danado, que pode e deve ser evitado. Viver essa vida tira de você a paz mental, você fica confuso, esquecido, briguento, cansado e nem sabe o porque. Mas agora você sabe…excesso de informações alarmantes na cabeça… coisas que você “tem que resolver”, que te preocupam, que te incomodam.


Veja, quando algo precisa ser feito, você tem um monte de opções. O caminho mais fácil e apenas fazê-lo. Sim, no final, a escolha mais fácil é fazer o que precisa ser feito. Pra te ajudar, vou ensinar uma técnica muito simples que eu uso diariamente pra evitar esse tipo de situação. Você precisa de apenas 3 coisas pra melhorar a sua vida. Um papel, uma caneta e vontade! Consegue encontrar essas 3 coisas aí perto de você? Pois bem, depois de encontrar, você faz uma lista bem simples (nem precisa caprichar muito na letra) com as tarefas que devem ser executadas, tanto as atrasadas, quanto as que ainda deverão ser feitas. Depois disso, conforme suas prioridades, você sai fazendo uma a uma, e riscando da folha tudo aquilo que já foi feito.


Você deve estar me achando um tolo de te falar isso, certo? Se estiver, saiba que eu também me achei, até o dia que eu achei mais tolo do que isso deixar tudo pra depois e viver uma vida de correria, de desespero e de stress, sem tomar nenhuma atitude pra sair desse buraco. E essa simples atitude me fez diminuir meu stress, minha correria e viver uma vida mais calma, o que melhorou minha criatividade, meu humor e meus negócios. Acredita?!


Vou me aprofundar e terminar esse papo. Quando você escreve algo que está navegando no seu consciente ou no seu subconsciente, você aciona um comando que transmite a informação do seu cérebro pra sua mão, e projeta ela no papel. Esse simples fato já te alivia e, muitas vezes, você vai perceber que nem era tanta coisa assim que você tinha que fazer…aí você vai rir de si mesmo e entender que sua vida tem solução.


Essa projeção de suas tarefas no papel vai aliviar muito suas preocupações. É como se você estivesse com a memória do seu computador lotada de arquivos pesados. Ele vai ficar lento e sem espaço para mais informações. Se você coloca esses arquivos pesados em uma HD externa, você poderá acessá-los somente quando necessário e limpará seu computador. Automaticamente seu computador vai ficar mais leve, mais rápido e com espaço para receber mais arquivos.


Pronto, é isso que acontece com seu cérebro! Você armazena uma porção de informações pesadas que poderiam ser passadas para outro lugar e aliviar seus pensamentos, e pode acionar elas quando necessário. Esse “quando necessário” é sua ordem de prioridades. Faz o que tem que fazer, no dia que tem que fazer, risca aquilo que já foi resolvido e segue a vida tranquilo e feliz. Além do mais, a sensação de riscar as tarefas concluídas é ótima! Você se sente super produtivo, pra mim chega a ser viciante… o dia rende, você fica satisfeito e aliviado. A sensação é incrível!


Então, deixe de ser preguiçoso e tome medidas imediatamente. Inicie logo que possível e, se possível, agora! Seja organizado, produtivo, e torne o seu caminho mais fácil.


Se você realmente quiser melhorar esse aspecto, teste essa dica.

 

Fonte: RH Portal