Kanban: como post-its podem transformar sua empresa

Publicado em 14/11/2017

Trata-se simplesmente de um sistema genial que utiliza cartões (ou post-its coloridos) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas, estimulando a produção e entrega das demandas. Kanban significa literalmente “placa visível”, e foi desenvolvida em 1953 por Taiichi Ohno. Foi aplicado inicialmente na Toyota com grande sucesso, e, a partir daí, ganhou fama, se espalhando pelo mundo.

 

Entre muitas das formas de se medir e manter o desempenho de uma empresa, o sistema Kanban, mesmo sendo fortemente ligado às empresas de produção industrial, pode ser um eficaz medidor e gestor de desempenho para sua startup. Os benefícios que os princípios do sistema kanban podem trazer para sua empresa são notáveis.

 

Mantendo-se informado

O kanban é um meio de controle de informação dos processos da sua empresa, pois ele entrega resultados com o mínimo de informações ao separar as necessárias das desnecessárias. Além disso, por ser em sua natureza um sistema dinâmico, ele estará sempre atualizado.

 

Estoque ou investimento

Nas grandes indústrias, o kanban controla o estoque ao produzir o necessário, diminuindo desperdícios e aumentando lucros. O estoque é controlado de acordo com os kanbans em circulação. Se a sua empresa não é uma indústria, os kanbans auxiliam você a ter um controle da saída do seu serviço e de como aperfeiçoar o processo de gestão da sua empresa. O kanban auxilia informando onde você deve ou não investir para potencializar seus lucros.

 

Engajamento

O sistema kanban traz para a sua empresa um engajamento por parte dos empregados ligados às áreas. O kanban impõe metas a serem cumpridas por um grupo de pessoas que vai se empenhar para atingir as metas, trazendo para empresa maior desempenho através de meios inovadores e práticos.

 

Aplicando o Kanban

O dinamismo do sistema kanban simplifica o mecanismo de administração do trabalho, através de: controle de estoque e investimento; controle de informações sempre atualizadas; e renovação da organização nos processos da empresa.

Para o sistema kanban ser aplicado no seu negócio, primeiramente todos os envolvidos no processo de produção e entrega do seu produto/serviço devem estar comprometidos em fazer o sistema funcionar realmente. É responsabilidade de cada um manter o painel escolhido sempre atualizado e completo.

O sistema tem como função avisar visualmente todos os envolvidos sobre a situação de cada demanda ou job da empresa. Logo, ele deve ser inserido em um lugar visível e acessível aos responsáveis pelo trabalho.

O Kanban irá indicar o que tem que ser feito/resolvido e em quais quantidades ou prazo. O sistema permite, assim, ações de programação de alterações no seu quadro de gestão.

Ao usar o sistema Kanban, você verá os problemas escondidos, atrasos e falhas em sua gestão, o que estimula a correção do problema. Ele ainda fomenta a realização de análises criativas e produtivas. O resultado? Soluções objetivas e a criação de um sistema de avaliação e melhoria contínua.

Parece exagero, mas o simples fato de as informações relevantes estarem visualmente disponíveis, através dos cartões coloridos, pode revolucionar o seu gerenciamento!

(Fonte: Administradores)

 

Dicas e Novidades

Fique por dentro de todas as novidades

Autuações da Receita Federal [...]

Com mais de R$ 73 bilhões de créditos tributários no período, o número representa um crescimento de 12,6% em relação ao [...]

Saiba mais
Comissão aprova MP e mantém [...]

Por acordo firmado entre as lideranças, os 15 destaques apresentados ao texto serão analisados na próxima terça-feira [...]

Saiba mais
Se você gosta de descontos [...]

As vendas pela internet movimentam cada vez mais dinheiro e o mercado deve avançar ainda mais nos próximos anos. De acordo [...]

Saiba mais

Saiba mais

Fale conosco