05

ABR

Qual é a diferença entre DOC e TED?
Qual é a diferença entre DOC e TED?

Quem já teve que fazer uma transferência entre bancos passou por aquele momento em que precisa escolher entre duas opções: fazer um TED ou um DOC. Mas fica difícil decidir quando a gente nem sabe o que eles significam. Então bora decifrá-los e entender qual a diferença entre o DOC e o TED?

Decifrando o TED

A Transferência Eletrônica Disponível, mais conhecida como TED, é aquela em que tá tudo liberado: você pode mandar a quantia que quiser, porque ela não tem limites! A outra parte boa do TED é que o dinheiro que sai da sua conta cai na outra logo depois que a movimentação for autorizada. Mas isso só se ela for feita até às 17h. Depois desse horário, a grana só vai pro destino no próximo dia útil.  

Ah! Mas com ele não dá pra se arrepender não, tá? Uma transferência por TED, depois de feita, não tem como ser cancelada :/

Decifrando o DOC

DOC quer dizer Documento de Ordem de Crédito e é o tipo de transferência bancária que tira o dinheiro da sua conta e passa para a outra só no dia útil seguinte do pedido. Massss, como nada é tão simples assim, isso envolve uma outra regrinha: se você pedir a transferência depois das 21h59, o dinheiro só cairá na outra conta dois dias úteis depois. E tem mais! O DOC não é tão liberal quanto o TED e, por isso, só transfere quantias até R$ 4.999,99 – nenhum centavo a mais.

“Mas então por que alguém escolheria fazer um DOC???” Bom, a vantagem dele é que dá pra cancelar a transferência se você for até o banco – mas tem que ficar esperto com os prazos que estão no contrato, ta?

Quais dos dois eu posso fazer num fim de semana?

Olha, nesse caso, não tem diferença quanto à rapidez. Tanto o TED quanto o DOC não transferem o dinheiro durante fins de semana ou feriados. Eles só vão fazer isso no primeiro dia útil depois. Mas lembrando que, se você fizer um DOC depois das 21h59 do domingo, a grana só cai na outra conta dois dias depois – na terça.

Quanto eu pago pro banco em cada TED ou DOC?

Como o Banco Central não definiu um valor, cada banco cobra o que quer. Por isso, se você vai abrir uma conta nova, vale a pena pesquisar os pacotes que existem e ver qual deles é mais justo pra você.

Já que economizar é sempre bom, outra dica é fazer o DOC ou o TED pela internet mesmo ou em caixas eletrônicos. As taxas são mais baratas do que se você fizer isso na agência do banco.

Do que eu vou precisar pra fazer a transação?

O DOC e o TED são bem diferentes, mas exigem as mesmas coisas. Pra fazer qualquer um deles você vai precisar do nome completo, CPF ou CNPJ e números do banco, agência e conta de quem vai receber a grana.

Ah! Vale lembrar que se a transferência for pra uma poupança, talvez o seu banco não deixe fazer um DOC, mas o TED é garantido!

Errou algum dado? Relaxa! No dia seguinte você já tem o seu dinheiro de volta.

A grana não entrou na conta de destino mas também não voltou pra sua? Corre pra falar com o seu banco e ver onde foi parar o seu dinheiro!

 

Fonte: GuiaBolso